Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Como falar com as crianças sobre a interrupção das aulas.

Para as crianças menores não adianta falar muito de vírus e doença, pois está fora do entendimento deles. Se perguntarem sobre o que está acontecendo, o ideal é dizer apenas que a escola está fechada para que um bichinho que causa doenças não entre lá e que daqui a algum tempo, quando o bichinho não estiver mais lá, eles poderão voltar. Enquanto isso é importante dizer que eles ficarão em casa brincando e estimulá-los a fazerem algo - um desenho, pintura, massinha - para levar para os amigos ou professora quando voltarem às aulas.

Já para os mais velhos é importante ter cuidados com o tom alarmista, pois a criança poderá desenvolver o temor de voltar à escola. Diga apenas o essencial, que há um vírus, que causa doenças e que é preciso esperar que ele deixe de circular por aí para que todos possam voltar a se reunir.