Papo Sério

Novo Ensino Médio

Entenda as mudanças.
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Se você está cursando o Ensino Médio, voltar às aulas este ano tem um sabor especial: além do reencontro dos amigos, depois de quase dois anos de estudo online, você já participará do novo modelo de Ensino Médio.

Neste ano, o novo ensino médio começa apenas para os alunos do primeiro ano, segundo cronograma definido pelo Ministério da Educação. Para o segundo ano, a mudança começará no ano que vem e, para o terceiro ano, em 2024.

Uma pesquisa realizada em 2018 mostrou que 25% dos jovens abandonavam o Ensino Médio sem concluí-lo. Ou seja, de cada quatro jovens que cursavam o Ensino Médio um iria desistir. As razões eram várias, desde a necessidade econômica, com o jovem deixando de estudar para trabalhar e complementar a renda familiar, até a dificuldade com os estudos, e passando pelo desinteresse, já que muito jovens informavam que não viam utilidade no que estavam aprendendo na escola.

Até o momento, 22 Estados já têm referenciais curriculares aprovados e homologados para começar a colocar o novo ensino médio em prática nas redes estaduais de ensino. Apenas cinco - Acre, Tocantins, Alagoas, Bahia e Rondônia - ainda aguardam aprovação ou homologação.

E você sabe o que muda para você?
Até o ano passado o Ensino Médio oferecia, ao longo de três anos, 11 disciplinas. Essas disciplinas continuam sendo oferecidas, mas foram grupadas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências da natureza, Ciências humanas e sociais e Matemática, uma organização bem mais próxima da prova do ENEM.

Parte desse conteúdo, cerca de 60% dele, será igual para todos os alunos e aos outros 40% serão oferecidos de acordo com o interesse do aluno, compondo o chamado itinerário formativo.

Você poderá escolher esses itinerários, a partir do segundo ano, nas quatro áreas de conhecimento comum (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e matemática), no ensino técnico, ou ainda num modelo integrado, que combine mais de uma área.

Mas isso vai depender da capacidade de oferta de sua escola.

Apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos de ensino médio, mas como os itinerários só são oferecidos a partir do segundo ano, é possível que no primeiro ano você continue vendo as 11 disciplinas tradicionalmente oferecidas. A carga horária aumenta para mil horas de aula por ano, ou 5 horas por dia.

O novo ensino médio também traz outra novidade: o Projeto de Vida, cujo objetivo é levar os alunos, como você, a refletir sobre seu futuro, seus interesses e as formas possíveis de realizar seus sonhos.

E o ENEM? Mudando o ensino Médio, o ENEM também muda, mas isso será apenas em 2024 e assunto para outra vez.