Questão do Dia

Questões de exames anteriores com respostas e comentários formulados por professores. Confira o calendário!

Disciplina: Português

Data: 16/5/2022

(Enem/2014 – PPL)

O veneno do bem

Imagine que você cortou o rosto e, em vez de dar pontos, o seu médico passa uma supercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmo acontecer. Mas não se assuste. A história moderna das serpentes não tem nada a ver com o medo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardam produtos utilíssimos nas glândulas letais. O mais recente é uma cola de pele genuinamente brasileira, que, segundo os testes já feitos, dá uma cicatrização perfeita.
A descoberta pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. E não é a primeira feita no Brasil. Nos anos 1960, o médico Sérgio Ferreira, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca uma molécula que em 1977 virou remédio contra a hipertensão.

Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 2 mar. 2012 (fragmento).

Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo. No trecho, para aproximar-se do interlocutor, o autor

A) emprega uma linguagem técnica de domínio do leitor
B) enfatiza informações importantes para a vida do leitor.
C) introduz o tema antecipando possíveis reações do leitor.
D) explora um tema sobre o qual o leitor tem reconhecido interesse.
E) apresenta ao leitor, de forma minuciosa, a descoberta dos médicos.

Resposta: C

Ao colocar “Imagine que…” e “não se assuste…”, o autor introduz o tema antecipando possíveis reações do leitor.

Questões Anteriores

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.