Nutrição

Contaminação cruzada

Já ouviu falar?

A contaminação cruzada é aquela que resulta do transporte de micro-organismos (fungos, vírus, bactérias e outros) de um alimento/superfície/local para um alimento não contaminado, podendo causar prejuízos a nossa saúde.

A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação dos alimentos, mas também, através dos manipuladores, que são todas as pessoas que tiveram contato com o alimento até ele estar pronto para o consumo. Por isso, o cuidado com os alimentos começa a partir da compra, prolongando-se a todas as etapas de preparação até o alimento ir para a mesa.


Quando geralmente ocorre a contaminação cruzada:

  • Utilização da mesma faca para cortar alimentos crus e cozidos, sem que tenha havido uma correta higienização, entre as duas utilizações;
  • Usar a mesma colher para preparar alimentos de naturezas diferentes (verduras e carnes, crus e cozidos etc.), colocar a colher na boca para experimentar e depois colocá-la novamente a panela/prato;
  • Colocar alimentos crus e cozidos próximos de objetos sujos;
  • Utilizar a mesma pia para lavar as mãos e lavar legumes e utensílios;
  • Utilizar o mesmo recipiente para a preparação de alimentos crus e cozidos sem antes lavá-los;
  • Manipular carne crua ao mesmo tempo que se prepara um prato já pronto/preparado;
  • Como higienizar corretamente seus alimentos:
    Comece removendo as partes estragadas e machucadas dos alimentos. Lave as verduras, folha a folha. Frutas e legumes também vão para baixo da torneira, um de cada vez. Deixe 10 minutos de molho em solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água ou usando o sanitizante próprio (leia as instruções na embalagem). Enxágue em água corrente. Aguarde o alimento secar naturalmente ou use utensílios específicos. As latas, garrafas, potes e afins podem ser lavados com água e sabão. Uma alternativa é passar um pano umedecido com álcool 70% ou solução ou solução clorada também serve aqui. Se houver duas embalagens, descarte a externa antes de guardar o alimento. 

    Além da higienização dos alimentos e embalagens, você deve higienizar sua esponja, que após o procedimento tem uma redução de 37 a 87% dos germes/bactérias, veja como é simples: Em um litro de água acrescente 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe a esponja de molho por 3 minutos. Enxágue e deixe secar. Não esqueça de trocar sua esponja 1 vez por semana ou conforme frequência do uso.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.