Chás e insônia
É comum a gente ouvir das pessoas mais velhas a recomendação para tomar um chazinho quando nos queixamos de alguma dor ou mal-estar. Na verdade, os chás podem oferecer uma série de benefícios para a saúde, dependendo dos ingredientes e da forma como são consumidos.
Muitos chás, especialmente o chá-verde, são ricos em antioxidantes, como os polifenóis e catequinas, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas e envelhecimento precoce e também para aumentar o metabolismo e ajudar no emagrecimento. Já chás como os de gengibre, hortelã-pimenta e camomila são conhecidos por ajudar na digestão. Camomila e lavanda são frequentemente usados para promover o relaxamento e reduzir a ansiedade, equinácea, gengibre e limão para aumentar a imunidade e cúrcuma e gengibre para ajudar a reduzir a inflamação no corpo, aliviando dores articulares e musculares. Além disso, beber chá é uma forma de manter-se hidratado.
Cada tipo de chá possui um perfil único de nutrientes e benefícios, e incorporar uma variedade deles em sua rotina pode contribuir para uma melhor saúde geral.
E os chás podem ajudar a combater uma das queixas mais recorrentes nos consultórios médicos: a insônia, devido às propriedades calmantes e relaxantes de certos ingredientes naturais encontrados em várias plantas. Muitos desses chás contêm compostos que interagem com o sistema nervoso, ajudando a reduzir a ansiedade, o estresse e promovendo um sono mais tranquilo.
Alguns chás ajudam a combater a insônia por meio de mecanismos diversos. Por exemplo, muitos chás contêm compostos como flavonoides e alcaloides que têm efeitos sedativos leves, ajudando a relaxar o corpo e a mente. Por outro lado, ingredientes como a camomila contêm apigenina, um antioxidante que se liga a receptores específicos no cérebro que podem reduzir a ansiedade e iniciar o sono. Outros chás, como o de valeriana, podem ajudar a regular os ciclos de sono, promovendo um sono mais profundo e contínuo. Há também chás, como o de lavanda, que ajudam a relaxar os músculos, o que pode ser benéfico para pessoas que têm dificuldade em dormir devido a tensões físicas.
Quais os chás mais indicados para combater a insônia?
Assim, os chás mais indicados para combater a insônia são a camomila, a valeriana, a lavanda, a passiflora, ou maracujá, a erva-cidreira, melissa, capim-limão ou capim-santo.
Agora, o mais importante: esses chás devem ser consumidos em forma de ervas em folhas e não na embalagem de saquinhos. Para prepará-los, ferva meio litro de água e, quando levanta a fervura, adicione duas colheres de sopa e mantenha a fervura por 5 minutos. Desligue o fogo, coe e beba uma xícara duas horas antes de ir deitar, para evitar ter de levantar à noite para ir ao banheiro. Consumir o chá quente pode ser mais reconfortante e ajudar no processo de relaxamento.
Esses chás, quando incorporados a uma rotina noturna, podem ser uma maneira eficaz e natural de melhorar a qualidade do sono e combater a insônia.
No entanto, é importante lembrar que os chás não substituem tratamentos médicos e o consumo excessivo pode ter efeitos adversos.