Promessas alimentares para começar o ano novo com pé direito!

Ano Novo, vida nova, não é isso?

Todo final de ano é igual: excessos alimentares e etílicos e, junto a isso, reflexões e promessas de um ano novo diferente, com projetos e desejos de uma vida melhor.  Entre as promessas mais frequentes estão a perda de peso e a vontade de iniciar uma atividade física. Afinal, todos nós queremos ser mais saudáveis. Pensando nisso, preparei 10 dicas alimentares para você começar esse ano novo com promessas possíveis, que o ajudarão nesse projeto de uma vida mais saudável.

Vamos a elas:
1 - Aumentar a ingestão de água! Faça a conta para saber de quanto estamos falando.
Pegue seu peso, multiplique por 35 e divida por 1000. O resultado é a quantidade adequada de água que você precisa por dia.
Assim: Se você pesa 70 kg ,multiplicando por 35 encontrará 2450. Dividindo por 1000 = 2,45. Então você deverá beber 2,45 litros de água, ok?

2 - Priorizar alimentos minimamente processados! Isso mesmo, vamos priorizar comida de verdade e ficar longe de conservantes e outros aditivos que nos fazem tanto mal.

3 - Não ficar muito tempo sem se alimentar! A fome aumenta muito quando ficamos muito tempo sem comer e a tendência é que quando vamos nos alimentar, excedaos na quantidade e as escolhas alimentares tendam a ser mais gordurosas e calóricas.

Comer com regularidade faz com que consigamos tomar melhores decisões, escolhendo alimentos mais adequados, reduzindo impulsos e passando longe das compulsões alimentares.

4 - Ler os rótulos dos alimentos! Para entender o que você está comendo, é preciso ler o rótulo. Lá estão todos os ingredientes utilizados e a quantidade de cada um deles. Afinal, quem nunca comeu um pão achando que era integral e quando foi ler descobriu que só tinha 30% de farinha integral e o restante era de farinha branca?

Lembre-se de que a lista de ingredientes sempre está escrita  na ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que tem maior quantidade para o ingrediente que tem menor quantidade (último da lista) no alimento.

5 - Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras! Basta reduzir o consumo de embutidos, enlatados, defumados, salgadinhos e tirar o saleiro da mesa. Prefira sucos naturais aos industrializados e quando for escolher suas carnes, escolha as mais magras e evite frituras.

6 - Evitar as dietas da moda! Sabe essas dietas que você lê na internet? Dieta da sopa, da lua, do sol etc. Aquela que uma amiga fez e repassou? Essas estratégias alimentares não foram feitas/calculadas para você. Você até perde peso quando faz, porém ganha tudo de novo rapidinho, fica com uma composição corporal pior do que estava e de quebra ainda ganha um peso bônus a mais.

7 - Planejamento e organização alimentar! Fazer o planejamento e organização da semana, incluindo as compras, o cardápio, a preparação prévia de alguns alimentos e ter sempre na bolsa alguns lanches saudáveis e práticos. Com isso você garante que vai conseguir seguir o que planejou e seguir com sua alimentação saudável.

8 - Substituir alimentos refinados por integrais! Os alimentos integrais são mais nutritivos que os refinados, possuem maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, promovem maior saciedade, ou seja, você vai sentir menos fome e contribuem para uma boa saúde intestinal, além de prevenir e tratar diversas patologias.

9 - Praticar exercícios físicos regulares! Fazer exercícios físicos não é uma opção, a opção é escolher a modalidade que prefere. Coloque na sua agenda, planeje. Por exemplo, escolheu caminhar 3 vezes na semana? Escreva que dia e horário será, verifique se o tênis está adequado e no dia e horário previsto, simplesmente vá. Se não fizer isso, a chance dessa promessa não ser cumprida é enorme.

10 - Aumentar o colorido do prato e a variedade alimentar! Quanto mais colorido seu prato, mais nutrientes (vitaminas e minerais) você estará ingerindo, além de aumentar sua imunidade e contribuir para manutenção da sua saúde.

Perceba que são pequenas mudanças, porém elas farão maravilhas pela sua saúde. Que nossas promessas se concretizem!! Feliz Ano Novo!!!