Por que herdamos as características físicas dos nossos pais?
Todas a células que formam nosso organismo se originaram de uma única célula chamada ovo ou zigoto que foi formada no momento da fecundação do espermatozóide de nosso pai com o óvulo de nossa mãe. Tanto espermatozóide como óvulo carregam os cromossomos, estruturas que contém os mais de 20 mil genes que contém a informação sobre cada uma de nossas características. Se você tem os olhos castanhos ou azuis, é porque seus genes possuem o código específico para esta característica.
É importante entendermos um pouco sobre os cromossomos: Cada ser vivo possui determinado número de cromossomo específico de sua espécie em suas células somáticas (ou seja em todas as células de seu organismo menos as células sexuais).
Por exemplo, o cachorro possui 78 cromossomos, o macaco 48, a laranjeira 16. O ser humano possui 46 cromossomos em suas células somáticas e 23 cromossomos em suas células sexuais carregando os genes em cada um desses cromossomos. Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos do pai une-se com os 23 cromossomos da mãe, originando a célula ovo ou zigoto com 46 cromossomos que contém as carcterísticas trazidas do pai e da mãe. Esta célula irá se dividir várias vezes constituindo o novo ser. Este também terá suas células reprodutoras formadas com 23 cromossomos.
A transmissão das características se dá de diversas formas de interação dos genes, por isso, apesar de termos os mesmos genes de nossos pais não somos totalmente iguais a eles e podemos ter irmãos mais ou menos parecidos a nós ou aos pais. Os estudos científicos sobre transmissão das características dos pais para os filhos é o que se chama hereditariedade.
Os primeiros estudos sobre hereditariedade foram realizados pelo pesquisador Gregor Mendel que fez observações nas plantações de ervilha-de-cheiro. Em suas observações ele deduziu que havia o que ele chamou de “fatores” (pois ainda não havia os estudo sobre genes) que poderiam ser dominantes ou recessivos que através de interações determinam características em proporções diferentes nas gerações das plantas.
Com o avanço dos estudos sobre a molécula de DNA, hoje pode-se entender como ocorrem as interações entre os genes oriundos dos pais na determinação das características dos filhos e também entender a função de cada gene humano . A maioria dos genes contém a informação necessária para a síntese de proteínas que produz a proteína que dará a característica do indivíduo.
Vale destacar o objetivo do projeto genoma humano que tem o objetivo de fazer a identificação de todos os componentes que compõem o gene e qual proteína determina. As vantagens desse projeto estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, o diabetes e o hipertensão.
Materiais complementares do site:
Estudo interativo - Célula
Estudo interativo - Clonagem
Estudo interativo - Divisão celular
Estudo interativo – Leis de Mendel