Vacina não é só assunto de criança!
Já é hora de cuidar de si. De ficar ligado nas coisas que vão fazer diferença no seu futuro: estudo, carreira e saúde.
Da saúde, se cuida prevenindo doenças. E a vacina é o melhor meio de prevenção. Às vezes, a mídia dá a impressão de que vacina é para crianças e idosos. Adolescentes e adultos estão fora. Ledo engano. De modo geral, as vacinas têm um prazo de duração. Se não forem reaplicadas, volta-se a ficar exposto à doença.
Além do vencimento das vacinas tomadas na infância, é preciso ficar atento às novas descobertas para ampliar a possibilidade de prevenção. Hoje em dia, há uma grande preocupação com as Hepatites A e B. A Hepatite deixa o doente pelo menos um mês de cama. Já imaginou quanto a doença pode atrapalhar sua vida? E tem mais. Cinco por cento dos casos de Hepatite A evoluem mal, levando à morte. 20% dos casos de Hepatite B se tornam crônicos, transformando-se em cirrose ou câncer de fígado. E o pior é que se trata de uma doença silenciosa, que, em geral, só se percebe quando o estado é grave.
A principal forma de transmissão da Hepatite A é através da água e alimentos contaminados. Já na Hepatite B, o contágio se dá, principalmente, pelo contato com sangue contaminado e pela relação sexual sem proteção com pessoas portadoras do vírus. A Hepatite B mata quatro vezes mais do que a Aids no Brasil.
A forma mais eficaz, segura e duradoura de se proteger das duas Hepatites é através da vacinação. Atualmente, já existe uma vacina combinada, para combater os dois tipos ao mesmo tempo, sendo esta vacina tão segura quanto as separadas e tem a vantagem do número menor de aplicações: são 3 injeções num período de 6 meses.
Conheça as doenças de que os jovens precisam se prevenir e assuma o controle do seu calendário de vacinas. Cheque, nas informações abaixo, se as suas vacinas estão em dia.
Vacina: Gripe
Indicação: Anualmente
Vacinas: Combinada de Hepatite A e B
Indicação:Todos os adolescentes. São 3 doses. 1ª dose na data escolhida, 2ª dose um mês depois e 3ª dose seis meses depois.
Vacinas: Rubéola
Indicação:Todos os adolescentes que não tenham sido vacinados na infância.
Vacinas: Sarampo
Indicação: Adolescente que não tenha tomado a vacina na infância ou tenha tomado apenas uma dose.
Vacinas: Caxumba
Indicação: Adolescente que não tenha tomado a vacina na infância ou tenha tomado apenas uma dose.
Vacinas: Tétano-difteria
Indicação: Todos os adolescentes. Se já foi vacinado na infância, dose de reforço a cada 10 anos. Se ainda não foi, são três doses.
Mas, para quem vai viajar, dependendo do lugar, pode precisar se prevenir com vacinas específicas para áreas endêmicas ou de risco potencial. Consulte abaixo.
Vacinas: Febre amarela
Países: Obrigatória no Brasil: Norte, Centro-Oeste, Maranhão, Foz do Iguaçu e também para América do Sul, África e Ásia. Aplicada em postos de saúde, aeroportos , Hospital das Clínicas (setor Viajantes) e em clínicas particulares.
Eficácia: Por 10 anos.
Dose: Uma dose 10 dias antes da viagem.
Vacinas: Cólera.
Países: Obrigatória para África e Ásia.
Eficácia: Por seis meses.
Dose: Uma dose oral, oito dias antes da viagem.
Vacinas: Febre tifoide.
Países: África e Ásia.
Eficácia: Por seis meses.
Dose: Uma única dose.
Agora que você está bem informado, é só providenciar as vacinas que estão faltando.
Prevenir é o melhor remédio...