///

Papo Sério

Sob o sol

Salve a sua pele
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Se moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza..., como diz a canção, temos também de ter mais cuidado com a nossa pele. Portanto, filtro solar não é só para usar na praia em dias de verão com o sol a pino!!

É verdade. Se o astro-rei desaparece atrás das nuvens, muita gente desiste de se proteger achando que os raios ultravioleta (UV) também sumiram. Ledo engano: os raios atravessam as nuvens e o filtro solar continua sendo fundamental para prevenir o câncer de pele. Não duvide: ainda que a radiação seja maior com o céu claro, ela também é intensa nos dias nublados.

A incidência de raios UV depende menos da presença ou não de nuvens e muito mais do horário de exposição, da estação do ano e de onde se está. A radiação é mais intensa entre 9 e 15 horas e ainda é mais forte no verão. Também a proximidade com a linha do Equador é determinante para aumentar a intensidade da radiação já que a distância entre o sol e a Terra fica menor nas regiões equatoriais.

O filtro solar deve ser usado sempre, inclusive nas montanhas, quando, os raios ultravioleta se intensificam em 8% a cada mil metros de altitude. Aquele “mormacinho” da serra que você nem imaginava que fosse perigoso, é, e muito!

Aprenda a se cuidar
- escolha um filtro solar confiável para se proteger contra os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB), mesmo que o dia esteja nublado.

- passe diariamente o filtro nas áreas mais expostas. Lembre-se dos pontos comumente esquecidos como nuca, orelhas, mãos e lábios, pois eles também são suscetíveis ao câncer de pele.

- aplique o filtro solar pelo menos 30 minutos antes da exposição (antes de sair de casa).

- use sempre no rosto um produto com FPS (Fator de Proteção Solar) acima de 15.

- aplique protetor solar até mesmo quando ficar debaixo da barraca. Os guarda-sóis de algodão ou lona absorvem cerca de 50% da radiação UV e as barracas de nylon apenas 5%. A areia e demais superfícies também refletem a radiação solar.

- se estiver ao ar livre, reaplique o produto a cada  duas horas ou depois de cada banho, ou se suar muito, mesmo que a embalagem informe que o produto é à prova d’água.

Então, não dá pra, andar de bicicleta, correr, ir à praia, jogar vôlei, tênis ou o que for em quadra aberta ou simplesmente sair, sem usar proteção contra o sol. E, não se desespere, porque você vai descobrir que mesmo assim ainda vai pegar uma corzinha...