Nutrição

Artigos e notícias sobre nutrição.

Alimentos reguladores

Qual a função deles?
Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Os alimentos se dividem em três grupos: construtores, reguladores e energéticos. Já falamos aqui sobre os alimentos construtores, que são os responsáveis pela formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos e hoje vamos falar sobre o segundo grupo dos alimentos: os alimentos reguladores.

Esses alimentos  têm a função de regular e controlar as funções do organismo como seu próprio nome sugere, facilitando a digestão, controlando a pressão sanguínea, produzindo hormônios, cuidando da saúde da pele e atuando no sistema imunológico, por exemplo.

Esse grupo de alimentos são ricos em fibras, água, vitaminas e minerais, que estão nos alimentos de origem vegetal - frutas, legumes e verduras, fundamentais para controlar processos metabólicos que acontecem diariamente no nosso organismo. Portanto seguir um cardápio rico em alimentos reguladores é uma excelente maneira de manter a saúde em dia.

Todos os legumes, verduras e frutas estão nessa categoria e temos dentro desse grupo alguns destaques em função da alta concentração de vitaminas A, C, E e do complexo B. São eles: morango, abacaxi, melão, caqui, manga, laranja, tomate, couve e banana. 


As fibras também estão presentes nesse grupo de alimentos e têm a função de regular o intestino, interferem na saciedade e participam da liberação do açúcar no sangue. Dentro desse grupo podemos destacar: cenoura, rúcula, agrião, almeirão, alface, espinafre e pepino. Para finalizar vamos salientar os melhores no que diz respeito aos minerais (cobalto, fósforo, ferro, potássio, magnésio, manganês, cobre e zinco) que são fundamentais para a formação e manutenção dos ossos, transporte e armazenamento de nutrientes e oxigênio, além de produzirem células sanguíneas. São eles: abacate, ameixa, lentilha, rúcula, acelga, abobrinha e as hortaliças verde escura.

Ademais, são as vitaminas e minerais que estão nos alimentos que fazem com que nossas crianças cresçam e se desenvolvam normalmente. Os alimentos reguladores também atuam na saúde dos olhos e junto com a água fazem os nutrientes chegarem em todo corpo, garantindo, por exemplo que a pessoa receba os nutrientes suficientes para mantê-la de pé e possa realizar uma caminhada. 

Podemos dizer que esse grupo de alimentos é sinônimo de saúde. Portanto inclua frutas, verduras e legumes na sua alimentação diária em grandes quantidades. Variar é importante, que tal preparar um suco verde, comer um prato de salada antes das refeições principais, incluir legumes e verduras na torta salgada e no macarrão do dia a dia, fazer vitaminas e sucos variados. Use a criatividade!

Suco Verde
2 folhas de couve
1 fatia de abacaxi
1 colher de café de gengibre ralado
200 ml de água de coco

Bater tudo no liquidificador e coar.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.