Tudo tem um lado bom
Quantas vezes você já ouviu isso? Mesmo que, em momentos não tão bons você não concorde com essa afirmativa, tente fazer esse exercício.
É possível, sim extrair ensinamentos e bons hábitos do período de isolamento social advindo desta pandemia, é o que dizem especialistas em comportamento humano.
A primeira lição que já estamos aprendendo é a de desenvolver a paciência e o autocontrole. Como estamos quase impotentes frente ao vírus, resta-nos fazer o que está ao nosso alcance: praticar, se pudermos, o isolamento social, e entender que tudo passa e que isto também vai passar.
Pelo lado prático, algumas lições já vêm sendo praticadas. Mas será que todos têm consciência disso? Então nossa sugestão para hoje é uma roda de conversa, na qual todos coloquem o lado bom que estão vendo neste período de isolamento social.
Deixe cada um expressar suas opiniões e anote em um papel.
Se você tem dificuldades em evocar coisas boas destes momentos, aqui vai uma ajudinha:
Maior tempo com as crianças – Muitos pais redescobriram o prazer de estudar com as crianças e certamente aprenderam muito sobre os pequenos.
Consumo consciente – A redução do consumo, a valorização de cada item que nos chega às mãos é algo que provavelmente desejávamos e que agora estamos atingindo.
Divisão das tarefas domésticas – A ausência de pessoas que realizam essas tarefas levou a família a redistribuir funções. Isso acabou por criar uma dinâmica nova de responsabilidades divididas. Preservar isso, mesmo após o fim do isolamento e a volta dos funcionários, é algo de muito positivo.
Aprender – Pode ser um hobbie, como cozinhar, fazer crochê ou jardinagem, pode ser uma língua, ou pode ser mesmo o prazer de estudar online. Ninguém discute que aprendizado é algo que se leva, certo?
Administração do Tempo - Talvez menos evidente para crianças, para os adultos a organização de tarefas impostas pelo isolamento social redundou numa melhor gestão do tempo. Algo que nos ambientes empresariais é chamado de administração do tempo e vale pontos numa avaliação de performance.
Maior atenção à saúde – Nunca a importância de uma boa saúde foi tão ressaltada como agora. As estatísticas mostram que pessoas com obesidade e com doenças como diabetes e hipertensão, em muito devidas à má alimentação, têm maior propensão a complicações se forem contaminadas. A decisão e melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos, hidratar-se bem é outra lição que fica.
Bem, você e sua família certamente ainda encontrarão outras coisas boas que levarão desse período. Então, ao final da roda de conversa, leia para todos o que foi anotado no papel e peça que assinem. Guarde esse papel. No futuro, evocará muitas lembranças para a família.