///

Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Tudo tem um lado bom

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google


Quantas vezes você já ouviu isso? Mesmo que, em momentos não tão bons você não concorde com essa afirmativa, tente fazer esse exercício.

É possível, sim extrair ensinamentos e bons hábitos do período de isolamento social advindo desta pandemia, é o que dizem especialistas em comportamento humano.

A primeira lição que já estamos aprendendo é a de desenvolver a paciência e o autocontrole. Como estamos quase impotentes frente ao vírus, resta-nos fazer o que está ao nosso alcance: praticar, se pudermos, o isolamento social, e entender que tudo passa e que isto também vai passar.

Pelo lado prático, algumas lições já vêm sendo praticadas. Mas será que todos têm consciência disso? Então nossa sugestão para hoje é uma roda de conversa, na qual todos coloquem o lado bom que estão vendo neste período de isolamento social.

Deixe cada um expressar suas opiniões e anote em um papel. 

Se você tem dificuldades em evocar coisas boas destes momentos, aqui vai uma ajudinha:

Maior tempo com as crianças – Muitos pais redescobriram o prazer de estudar com as crianças e certamente aprenderam muito sobre os pequenos.

Consumo consciente – A redução do consumo, a valorização de cada item que nos chega às mãos é algo que provavelmente desejávamos e que agora estamos atingindo.

Divisão das tarefas domésticas – A ausência de pessoas que realizam essas tarefas levou a família a redistribuir funções. Isso acabou por criar uma dinâmica nova de responsabilidades divididas. Preservar isso, mesmo após o fim do isolamento e a volta dos funcionários, é algo de muito positivo. 

Aprender – Pode ser um hobbie, como cozinhar, fazer crochê ou jardinagem, pode ser uma língua, ou pode ser mesmo o prazer de estudar online. Ninguém discute que aprendizado é algo que se leva, certo?

Administração do Tempo - Talvez menos evidente para crianças, para os adultos a organização de tarefas impostas pelo isolamento social redundou numa melhor gestão do tempo. Algo que nos ambientes empresariais é chamado de administração do tempo e vale pontos numa avaliação de performance.

Maior atenção à saúde – Nunca a importância de uma boa saúde foi tão ressaltada como agora. As estatísticas mostram que pessoas com obesidade e com doenças como diabetes e hipertensão, em muito devidas à má alimentação, têm maior propensão a complicações se forem contaminadas. A decisão e melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos, hidratar-se bem é outra lição que fica.

Bem, você e sua família certamente ainda encontrarão outras coisas boas que levarão desse período. Então, ao final da roda de conversa, leia para todos o que foi anotado no papel e peça que assinem. Guarde esse papel. No futuro, evocará muitas lembranças para a família.