Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Volta às aulas

03/02/2020
Período de retomar a rotina e viver novas experiências.

O período de férias escolares chegou ao fim! Acabou a moleza de ficar vendo televisão e navegando na internet sem se preocupar com a hora. Agora, você precisa dar uma pausa na “boa vida” e retomar a rotina de horários para estudar e brincar. A volta para a escola não é momento de tristeza e sim de muita emoção!

O início do ano letivo é cheio de experiências valorosas que ficarão guardadas para sempre na sua memória. São tantas novidades que fica até difícil listá-las, entre elas, os novos professores, novos colegas de classe e até mesmo uma nova escola para quem não está mais estudando no colégio do ano passado.

Se deliciar com novos livros também é uma sensação incrível. Assim como conhecer ideias, apreender outros conteúdos e descobrir o mundo participando das aulas. O reencontro com os professores é muito bom, pois eles sempre nos atualizam sobre temas que, às vezes, ignoramos por estarmos em férias. E isso é importante, porque assim nos fazem lembrar que a leitura cotidiana é necessária, inclusive nas férias, não é?

A escola é um lugar privilegiado de trocas de experiências e por isso, desfrute ao máximo este novo ano escolar que começa. Pois, como já dizia Paulo Freire:

Escola é

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico... Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

Agora, pense um pouquinho. Algum motivo para dizer que o fim das férias é ruim?

Vamos às aulas!