Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Dia da primeira viagem à Lua

19/07/2016 · 09:24 · atualizado em 05/01/2021
"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade."

Há 47 anos o homem pisava na Lua pela primeira vez. A conquista espacial marcou a história e mostrou o avanço tecnológico e científico de uma sociedade que começava a se globalizar.

Eram cinco horas, 17 minutos e 40 segundos, horário de Brasília, do dia 20 de julho de 1969, quando o comandante Neil Armstrong saiu da cápsula lunar e deixou a marca do homem na Lua.

A missão Apollo 11, composta por astronautas norte-americanos, foi acompanhada por mais 600 milhões de pessoas ao vivo pela televisão. Ou seja, 1/3 da população da época.

Contexto histórico

Entre 1945 e 1991 o mundo viveu o período conhecido como Guerra Fria. A chegada do homem ao solo lunar foi uma conquista obtida na corrida entre os países envolvidos neste conflito e que disputavam superioridade científica e tecnológica e cultural: Estados Unidos e Rússia (na época ainda União Soviética). Nesse contexto, chegar à Lua dava ao país que conseguisse esse feito a posição de superior tecnologicamente.

Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite espacial, o Sputnik, em 1957. Nesse mesmo ano enviaram os primeiros seres vivos ao espaço em 1961 - a cadela Kudriavka e, logo depois, o astronauta Yuri Gagarin.

Em resposta a esse progresso, os Estados Unidos criaram a sua agência espacial, a NASA, em 1958. A entidade tinha como objetivo principal superar os soviéticos e chegar à Lua.

Então a NASA desenvolveu o projeto Apollo, responsável por enviar um voo tripulado à Lua. A grande conquista norte-americana ocorreu em 20 de julho de 1969, quando o Apollo 11 aterrissou na Lua e o comandante Neil Armstrong fincou a bandeira dos Estados Unidos aos olhos de telespectadores do mundo todo.

Missão Apollo 11

A espaçonave Apollo era dividida em três componentes: o módulo de comando (única parte que retornou à Terra), o módulo de serviço (que tinha propulsor, sistema elétrico, oxigênio e água) e o módulo lunar (usado para pousar na Lua).

Embora houvesse três astronautas a bordo, a missão foi dividida de maneira que Michael Collins ficasse no módulo de comando, enquanto Buzz Aldrin e Neil Armstrong pousassem na Lua com o módulo lunar. Os dois astronautas ficaram 21 horas no satélite e além de fincar a bandeira dos EUA, aproveitaram para fotografar na região da Lua chamada Mar da Tranquilidade.

A grande missão havia começado em 16 de julho, quando o foguete Saturno V foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, transportando a espaçonave Columbia. Apollo 11 voltou à Terra em 24 de julho, pousando no Oceano Pacífico. Após a volta, os três astronautas permaneceram em quarentena para evitar uma possível contaminação por micro-organismos que pudessem ter vindo do espaço.

Curiosidades

- Além da bandeira dos Estados Unidos, foi fincada em solo lunar uma placa de metal com os dizeres "Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Julho, 1969 d.C. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade".

- Entre pedras e poeira, os astronautas recolherem 27 kg de material presente na superfície da Lua.

- A missão instalou na Lua um refletor de raios laser, um sismógrafo, uma antena de comunicação, um painel para o estudo dos ventos solares e uma câmera de TV.

- A tripulação permaneceu menos de 24 horas em solo lunar. A expedição aterrissou às 20h17 (horário do Meridiano de Greenwich) do dia 20 de julho e decolou novamente às 17h54 do dia 21 de julho.

- O nome do boneco astronauta das animações Toy Story (Buzz Lightyea) foi inspirado em Buzz Aldrin. “Buzz” era o apelido de infância de Edwin Aldrin.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.