Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Estudos em casa em tempos de CoronaVírus

Estudar na quarentena é importante e pode ser divertido!

Estudar na quarentena pode ser uma boa solução para quem já estava sentindo dificuldades na escola rever os conteúdos. Também vale para os que desejam reforçar algumas matérias e voltar em ritmo acelerado às aulas. Ainda não se sabe quanto tempo a pausa irá durar, portanto é importante não perder o ritmo dos estudos e seguir lendo, escrevendo e buscando conhecimento. Separamos abaixo algumas dicas para quem quer estudar em casa e precisa de ajuda:

Escolha um bom local para estudar na quarentena

Todo mundo tem um cantinho favorito em casa quando precisa ler. Pode ser no quarto, na sala ou na varanda, mas é importante que o local seja bem iluminado, ventilado e tranquilo. O espaço deve ser livre de distrações para o estudante não perder o foco.

Tempo de estudo sob controle

Muita gente tem dificuldade para controlar o tempo ao estudar em casa. Agora, com a pausa indeterminada, pode ser ainda mais difícil para determinar as horas de concentração. Escolher a parte do dia em que o rendimento é maior pode ajudar: enquanto alguns se sentem melhor pela manhã, outros têm preguiça e só estão 100% dispostos ao final da tarde. É opção pessoal, o importante é controlar bem esse período de estudo individual em casa.

Lazer é importante!

Quarentena não é período de férias, mas também não precisa se tornar um confinamento duro e monótono. Dá para equilibrar bem uma parte de estudo e outra de lazer, como acontece no ano letivo normal.

Estudando em grupo, mesmo longe

Apesar da distância, dá para combinar com outros colegas e montar um grupo de estudos virtual. Pode ser por Whatsapp, Facetime ou Hangouts e a troca de informações se torna divertida e mais leve. Ainda dá para aproveitar e tirar dúvidas com os amigos!

Os pais também podem ajudar

Muitos pais não conseguem participar da vida de estudos dos filhos por conta do trabalho e de outros compromissos. Ele podem ajudar os filhos a estudar na quarentena, tirando dúvidas, mantendo um ambiente tranquilo ou mesmo preparando um lanche caprichado para a pausa nos livros.

Busque outras fontes de conteúdos

Quem pretende estudar na quarentena não precisa ficar restrito aos materiais da escola. Há muitas opções divertidas:
1. Podcasts;
2. vídeos no Youtube;
3. filmes;
4. livros para complementar a exigência pedagógica.

Se você tem dificuldade em encontrar outros conteúdos além dos fornecidos pela escola ou mesmo deseja encontrá-los organizados, com professores para ajudar, conheça o Apoio Escolar 24 Horas. São milhares de páginas de conteúdo, Podcasts, aulas em vídeo e uma equipe de professores pronta para tirar dúvidas. Estudar sozinho nesse período em casa pode ser muito divertido!