Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Meditação para crianças


A prática da meditação pode ser uma aliada dos pais nestes tempos de confinamento. Reconhecidamente a meditação traz relaxamento, combate o estresse, alivia a ansiedade e ajuda a lidar com sentimentos de frustração, medo e raiva. 

Então, por que não experimentar nestes tempos difíceis?

Simplificando, a meditação consiste em repousar o corpo e aquietar a mente para atingir o relaxamento. Isso significa que o primeiro passo é escolher um lugar calmo, livre de interferências e ruídos, como televisão, celular, radio.

Se sua criança já consegue acompanhar uma história, ela será capaz de começar a praticar meditação.

Sentado junto a ela, peça que feche os olhos, estique as costas, inspire lentamente, como se o corpinho dela fosse um balão de aniversário.

Quando o balão estiver cheio, é hora de esvaziar, mas devargazinho, lentamente, forçando a saída de ar pela boca ao final.

Repita algumas vezes, mas lembre-se de que sua criança não vai conseguir ficar 10 minutos fazendo isso. Pode ser frustrante no início, mas aos poucos ela irá aumentando esse tempo. 

Outra técnica é pedir à criança que faça esse exercício deitada, com o bichinho de pelúcia favorito sobre ela.Se não tiver um bichinho, uma almofada serve.

Ao final, pergunte à criança o que ela sentiu. Se ela não conseguir verbalizar, faça perguntas, com muita calma: Foi bom? Você conseguiu sentir sua respiração? Em outras situações você consegue sentir a respiração? 

Você verá que aos poucos a criança vai entrar em contato com ela mesma, algo que não imaginamos para crianças pequenas.